
Casagrande foi eleito pelos capixabas ainda no primeiro turno, no dia 03 de outubro de 2010, com 1.502.070 votos, alcançando a maior votação de um governador na história política do Estado. Com 82,3% dos votos, Casagrande obteve ainda o segundo maior percentual de votos do país entre os governadores eleitos e reeleitos em 2010.
Nosso grande líder socialista foi senador da República, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. Também já esteve à frente de cargos executivos como secretário de Estado de Agricultura, secretário municipal de Meio Ambiente da Serra e secretário municipal de Desenvolvimento Rural do município de Castelo. Senado, Casagrande foi líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ao qual é filiado desde 1987. Atualmente, é secretário-geral da Executiva Nacional do nosso partido e também presidiu a Fundação João Mangabeira entre os anos de 2015 e 2018.
Renato foi sempre um defensor da nossa organização partidária e sempre como diretor do partido e presidente da fundação discutiu com respeito e visão o avanço da nossa pauta , como Governador incentiva as ações diretas no governo através da Gerência de Diversidade Sexual e Gênero da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), prova deste compromisso foi o Espirito Santo ser um dos poucos a realizar conferencia LGBT em 2019 importante momento para a criação do Plano Estadual de Enfrentamento da LGBTfobia, que vem a contribuir para implementação das políticas públicas para a população LGBT capixaba.
No fim do mês de setembro de 2021 após a suspensão de restrições à doação de sangue por homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais, realizada em 2020 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, sanciona nova lei que proíbe restrições de doação de sangue no estado.
Viva a Gestão Socialista, viva aos 10 anos do segmento LGBT Socialista!